terça-feira, 23 de dezembro de 2014

O Diagnóstico do Papa Francisco

O Chefe da Igreja Católica Romana, cada vez mais nos surpreende. Desta vez, olhando para dentro da sua própria casa, uma casa de há muito a necessitar de "uma limpeza intelectual" , e aderir ao que Cristo, nos deixou  nos Evangelhos, quer sinópticos, quer Joaninos, quer ainda noutros, que a própria Igreja em Concilio,  nos cerceou.
As 15 doenças por ele apontadas, afinal  um recado para toda a comunidade, a começar pelos seus "santos chefes",  é de uma agudeza e de uma acutilância, que merece  da minha parte, a concordância e até  um "bravo",  que atinge o seu ponto mais alto,  ao dizer que a igreja (referindo-se obviamente aos que a dirigem), sofre da doença de Alzeimer intelectual, e que toda ela está imbuída de sentimentos  de imortalidade, verdades que ninguém ousa trazer   à superficie da realidade, mas que  são a verdade,  neste século que ora se inicia.
 É mais um passo que FRANCISO dá em frente, para acreditar o catolicismo, tão carente deste e de outros desassombros que merecem,  carecem e precisam de ser desmistificados.
Ele próprio termina dizendo para o seu "exército": os padres são como os aviões: Só  "passam" a notícia, quando caiem..." isto para nos transmitir, também ele, que há aviões a cair ou na eminência de o acontecer no seio da sua comunidade".
Palavras e pensamento que para além de as subscrever, algumas vezes as tenho aflorado oralmente e por escrito.
Obrigado Papa Francisco, estás
 a renovar o Cristianismo, que tão  bem está a precisar...








Sem comentários:

Enviar um comentário