sábado, 23 de dezembro de 2017

REPENSAR, SE CALHAR É PRECISO

Um dos grandes deficits da sociedade portuguesa, concentra-se, neste momento, em duas áreas fundamentais: na Justiça e na Comunicação social. Na justiça, pela sua morosidade, lentidão, algo nubloso,  e sobretudo muito influenciado, pela denúncia, que num sistema "apelidado" de democrático, deixa algo, para não dizer muito, a desejar. E sujem processos a demorar duas, três, quatro vezes, excedendo o desejável, o regulamentar, o quiçá fidedigno.  E surgem os comentários. E surgem as desconfianças. E surgem, as interpretações. O que não é saudável e bom para a democracia e para as pessoas.
Quanto à Comunicação Social, vai "explorando"  no seu dia-a-dia, os "acontecimentos, por ela detectados, investigados, explorados, e até recriados, deixando até transparecer, que se quer substituir à justiça.
E isto é lamentável. Apoiando-se, nem sempre em factos, mas mais em denuncias, o que também não é bom, investigando muito mais os assuntos, do que quem as produz.
É a cultura do descrédito, do medo, do vale quase tudo.
Tenho sessenta anos para mais do que para menos, de comunicação escrita, e que me lembre, nem no tempo do malquisto salazarismo, ele que condenava as cartas "anónimas", sem que antes tentasse saber quem as mandava, isto acontecia.
Para bem de todos nós, que se repense tudo isto, a bem da verdade e de todos nós.





Sem comentários:

Enviar um comentário