sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

A TERTÙLIA DOS "BLICAS FRIAS. PORQUE NÃO?

Ao Faial, e à Horta, em particular, falta-lhe, aquilo que o meu bom amigo Júlio da Rosa, caracterizava, e com alguma graça, uma "elite" intelectual, aquilo que melhor ou pior organizada e actuante,  em tempos existiu: alguém, que pensasse e discutisse o que pensava, e que apelasse ao bom senso e à criatividade.
riências, aconselhasse, usasse da comunicação em proveito dos interesses da sua própria   comunidade. Alguém que falasse de cultura e a divulgasse, sem estigmas,  preconceitos,  tabus ou receios
O que temos hoje, são jovens "encanudados", provavelmente mais bem  "apetrechados" em determinadas áreas,  mas  mais voltados para a repetição (cópia), do que já  foi  Alguém que se reunisse e trocasse ideias, permutasse expeescrito, investigado  ou elaborado. Dizia-me há uns anos um historiador da praça, que alguém lá fora (e era  amigo comum, que vivera por cá muitos anos), o que por aqui havia era uma espécie de "necessidade" historiográfica,  de "copiar", e o que era preciso  era escrever mais e copiar menos, principalmente escrever  o que ainda não havia sido escrito. Afinal, uma verdade incomoda, mas real.
Há mesmo um certo "pudor" direi, um certo "desvelo", para não aplicar outro adjectivo menos edificante, em valorizar o que (embora escasso e com muito sacrifício), se tem feito, e por aqui existe, direi mesmo, com muito  esforço e algum "estoicismo". Isto para dizer, em abono da verdade, que o que se passa, é contrariar o que já houve e  existiu,   em tempos bem  mais difíceis.
Ao falarmos em palavra "elite",  (que não gosto), seria como que falar de uma espinha dorsal cultural, que não temos, nem se vislumbra com o rumo que as  coisas levam.
O Faial  tem  a tradição, de terra de tertúlias, (nos barbeiros, nas farmácias, nas drogarias)  e porque não dos "pensadores" e dos "rabiscadores" que as compunham?
Uma delas tornou-se  ímpar pela sua  bizarra
  alcunha: a tertúlia  dos "blicas frias".
Então porque não voltar a  fazer uma das ditas, mas mais quentes?

Sem comentários:

Enviar um comentário